Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

" Guardai-vos da avareza "


Lc 12:15 “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”
Conforme já sabemos, Jesus dedicou muito tempo em seu ministério na terra ensinando as pessoas o evangelho do Reino de Deus; ele não apenas as curava, ele não apenas realizava milagres, mas também dedicava sempre um bom tempo ao ensino das escrituras.
Dentre tantos outros assuntos, ele ensinou muito a respeito do dinheiro, das posses, e o perigo que o homem corria se não soubesse administrar essa área de sua vida.
Essa é uma palavra necessária nesses dias, esse é um assunto que, assim como nos dias de Jesus, também precisa ser ensinado para que aprendamos valorizar somente aquilo que vale a pena ser valorizado.
O apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo apresenta uma lista de características de pessoas dos últimos dias, e a primeira delas é exatamente a de pessoas avarentas.
2 Tm 3:1-5
Avareza = apego excessivo, sórdido pelo dinheiro, desejo de obter riquezas, poder e status.
Jesus chegou a comparar o dinheiro, as riquezas com um Deus – Mamom, algo venerado, adorado e idolatrado.
Mt 6:19-24
Quando o homem não sabe administrar o dinheiro em sua vida, ele começa a ter problemas, ele começa a idolatrá-lo.
Rm 1:28-32 / 1 Co 6:10 / Ef 5:5 / Cl 3:5
1 Tm 6:10,11 “Porque o amor do dinheiro é a raiz de todas as espécies de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.”   
Infelizmente o que muito se vê nestes dias é exatamente isso, cristãos idolatrando o dinheiro, o carro, a casa, as posses...
Pessoas que não sabem lidar com as bênçãos, nem com os favores de Deus.
São pessoas que estão nas Igrejas somente para “receberem as bênçãos”, pessoas que não estão nem um pouco interessadas com a obra de Deus, pessoas que não se preocupam, e não se interessam pelos perdidos, por aqueles que estão morrendo no pecado, nos vícios, na prostituição...
São pessoas que só estão na Igreja para “sugar” e não para contribuir, para acrescentar, para somar.
Quando podemos saber se o cristão é ou não avarento?
- quando esse não entrega o dizimo.
- quando não oferta, quando não contribui financeiramente.
- quando se sente desconfortável todas as vezes que se é falado sobre esse assunto na Igreja.
- quando se deseja mais as bênçãos do que o abençoador.
A Bíblia nos mostra histórias de pessoas que agiram corretamente com suas finanças, e que por essa razão são para nós exemplos a serem seguidos.
2 Co 9:1-15
Paulo aqui manda uma carta através de alguns cooperadores de seu ministério que foram à frente dele, avisando esta Igreja para separarem suas ofertas e recursos para que quando ele chegasse, eles estivessem prontos para ofertarem em sua vida.
O ministério de Paulo só aconteceu porque primeiro era da vontade de Deus, e porque segundo, havia pessoas que investiam financeiramente em sua vida.
1 Co 16:17 “Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, e de Fortunato, e de Acaio; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava.”  
O ministério de Paulo foi financiado por pessoas que ofertavam seus recursos para que ele pudesse desenvolver e divulgar a obra de Deus.
O novo testamento possui 27 livros, sendo que 14 são de autoria do apóstolo Paulo, e isso porque pessoas investiram na obra de Deus.
Sabe como Paulo morava?
At 28:30 “E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo.”
Depois que Paulo teve a sua experiência com Jesus a caminho de Damasco, sua vida foi transformada, assim como também seus valores.
Fl 3:8 “E, na verdade, tenho por perda todas as coisas, pelo conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas as coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo...”
Após a sua conversão, seus valores mudaram; nada possuía valor maior do que conhecer a Cristo.
E no ministério de Jesus, como era?
Lc 8:1-3
Durante o ministério de Jesus existiram também muitas pessoas que ofertavam e contribuíam para que a obra de Deus acontecesse.



E você? O que tem valorizado? Onde está o seu coração?
É preciso mudar os nossos valores.
É preciso guardar o nosso coração, pois verdadeiramente vivemos os últimos dias.
Corremos sérios riscos de nos contaminarmos e passarmos a idolatrar o dinheiro.
Precisamos fazer o oposto, precisamos ter o nosso coração na obra de Deus e sermos generosos.
Lc 6:38 “Daí, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”
At 20:35b “Mais bem aventurada coisa é dar do que receber.”
Guarde o teu coração, aprenda a ser generoso, invista na obra de Deus, seja um dizimista fiel, oferte na obra de Deus, porque assim você estará ajuntando tesouros no céu...
Mt 6:19-21

2 comentários:

  1. Oi Paula,é pura verdade,vivemos nos últimos dias e não podemos nos distrair nem um segundo,eu concordo com o que você disse,mais bonito do que dar dinheiro para o ministério,acho que é o significado de tal ato,Deus não precisa do nosso dinheiro,mas ofertar a Ele quer dizer que você O ama mais do que o dinheiro,mais do que suas posses,mais do que qualquer coisa material e que você não depende dessas coisas para estar seguro e sim depende ixclusivamente de Deus para tudo.
    Temos que deixar o Senhor ser Senhor na nossas vidas e isso inclui dar a oferta e o dízimo,não pelo dinheiro mais pelo que significa.
    Eu ainda não trabalho e não tenho nenhuma fonte de renda,mas assim que eu tiver meu salário a primeira coisa que eu vou querer fazer é dar o dízimo.
    Quero dizer pra Deus que Ele é meu Senhor e nada vai me separar dele,muito menos coisas materiais,não é fácil no mundo capitalista e consumista em que vivemos,mas com O Senhor nada é impossivel.
    Obrigada por comentar lá no blog,e que Deus te abençoe grandemente e que te inspire cada vez mais e mais pra trazer a palavra dele e edificar vidas assim como a minha,beijos.
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amém!!
    Sou apenas um vasinho, e Deus é o moldador.
    Toda a semana terá novidades no blog, fique ligada...
    Um grande beijo, Deus abençoe!!

    ResponderExcluir

O BLOG "JOVENS VENCEDORES" ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBER A SUA OPINIÃO, SEUS ELOGIOS, SUAS CRÍTICAS E SUGESTÕES.TUDO ISSO É PARA O APRIMORAMENTO DO BLOG,PARA O AGRADO DE TODOS.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, OS COMENTÁRIOS SERÃO RESPONDIDOS.
SINTAM-SE A VONTADE!